Hidrotônico e isotônico
Qual deles consumir?
Primeiramente, é preciso esclarecer a diferença entre os dois. Os isotônicos são especialmente indicados para esportistas, que precisam repor o que perderam durante a atividade física e também para aumentar o rendimento. “O isotônico contém minerais e um pouco de carboidratos, já o hidrotônico é à base de água e não tem calorias. Ele não engorda e hidrata”, explica Renata Pimentel, nutricionista clínica funcional e esportista.
A profissional observa que as pessoas se sentem melhor após beber hidrotônicos porque eles têm vitaminas e sais minerais. Mas embora a bebida seja gostosa e mate a sede, Renata alerta que nada substitui a água. “O nosso corpo é constituído de 70% de água. Uma pessoa pode até substituir duas vezes a água durante o dia, mas jamais deixar de bebê-la. As vitaminas e os minerais do hidrotônico que uma pessoa possui vão ser eliminadas”, chama a atenção.
De acordo com ela, quando se fala de isotônico, a história é outra. Ele tem o objetivo de fornecer energia e contém uma porção de caloria. É especificamente destinado a pessoas que fazem esporte, durante e após as atividades. Ele fornece carboidratos, vitaminas e minerais. Aumenta o rendimento e supre o cansaço muscular. “Uma pessoa com estafa pode tomar isotônico, mas alguém que está fazendo uma dieta de restrição de caloria precisa observar o valor calórico do dia para contabilizar sua dieta, a fim de que não ultrapasse o estipulado”, instrui.
A nutricionista observa que tanto os hidrotônicos quanto os isotônicos não possuem malefícios ao organismo humano. O hidrotônico, por ser água acrescentada de alguns eletrólitos, pode ser consumido também após atividades moderadas. O isotônico, que tem um potencial de reposição de eletrólitos maior, é ideal para se consumir após ou durante atividades físicas puxadas.
Fonte: Arca Universal
Por Nilbe Shlishia
Nenhum comentário:
Postar um comentário